Thursday, July 24, 2008

CALULU DE PEIXE

INGREDIENTES

1 cebola média
3 colheres de sopa de azeite de dendem
2 tomates maduros
5 folhas de couve portuguesa ou galega
1 beringela pequena
100 gr de quiabos
600 gr de lombo de cherne
Óssame, pau-pimenta, folha-mosquito, sal, pimenta e gindungo (ossame, de formato semelhante a um figo, quando se abre tem muitas sementes e tem um sabor mais suave que a pimenta; folha mosquito, erva aromática que se encontra à venda seca, com sabor ligeiramente parecido com a mangerona).

Pique a cebola finamente e refogue-a no azeite de dendem. Junte o tomate picadinho, limpo de pele e sementes. Corte a couve portuguesa em tiras finas, tipo caldo verde, escalde em água fervente e adicione ao refogado. Junte a beringela em pedacinhos e o quiabo em rodelas. Aromatize com óssame, pau-pimenta e folha mosquito. Tempere com sal, pimenta e gindungo. Por fim, acrescente o lombo de cherne em pedaços, deixe cozer e apurar.

Experimente servir o calulu com um angu de banana: Descasque a banana, corte em pedaços e leve a cozer em água. Retire, escorra, reduza a puré e coloque num pano limpo dando a forma de um rolo. Deixe arrefecer e sirva.

NOTA: veja se os convidados gostaram. Se apesar de tudo nada tiver ficado bem, pegue no vinho branco que sobrou da muamba e beba para esquecer.


No comments: